fbpx

O teu apetite voraz e a tua fome descontrolada estão a atrasar o teu progresso? Ou passas pelo oposto e não consegues comer o que precisas para alimentar os teus ganhos de massa muscular?

Neste artigo vamos falar sobre um assunto comum, que é a fome durante uma fase de controlo calórico. Pois o conceito aplica-se tanto à restrição calórica, ou seja uma fase em que estamos “de dieta” como diz a gíria tal como numa fase de “ganho”. Porquê?

A quantidade de pessoas que reclama com a dieta é tão grande que nem imaginam… Ou reclamam porque a comida é pouca, e têm imensa fome, ou reclamam que a comida é muita e têm uma dificuldade enorme em consumir todas as calorias.

Escolhas alimentares

Quais são os factores principais que afectam as nossas escolhas alimentares:

Factores biológicos

√ Fome, saciedade e palatibilidade;

√ Quanto mais saborosa a comida, mais fome e menos saciado a pessoa se sente;

Factores Económicos

√ Custo dos alimentos e ordenado;

√ Geralmente a ideia é que comer saudável é excessivamente caro, no entanto preparar refeições em casa é muito mais barato do que comer fora;

√ Ler como ir às compras sem ir a falência;

Factores Psicológicos

√ Disposição, stress e/ou culpa;

√ As pessoas normalmente são levadas a distúrbios que causam um consumo de mais calorias do que deviam (binge eating) ou a menos, dependente do estado de espirito;

√ (Oliver & Wardle 1999)

Factor Individualidade

√ Atitude para com a vida, crenças e conhecimento/cultura geral;

√ Todos os factores acima podem afectar as nossas escolhas alimentares.

O efeito Palatabilidade

Existe outro grande conceito conhecido como “Hipótese da Recompensa Alimentar” e Palatabilidade dos alimentos e os seus efeitos na dieta.

Uma excelente leitura do autor Stephan Guyenet:

Case for food reward hypothesis

Diversos estudos avaliaram os efeitos da recompense alimentar, e a palatabilidade é um dos factores principais e que determina a quantidade de comida ingerida, e conclusões preliminares apontam para uma forte relação com a quantidade de gordura corporal nos sujeito envolvidos nos estudos.

[Tweet “A palatabilidade é directamente proporcional ao prazer enquanto se ingere um alimento/comida”]

Doces e comidas cheias de gordura e sal têm sem dúvida um grande efeito sensorial no nosso corpo. A população Moderna usa a comida para satisfazer o prazer e não para alimentar a nossa máquina (o nosso corpo!).

A epidemia do seculo 21, mais conhecida como obesidade, é um caso visível de ciclo vicioso. Quanto mais saborosa é a comida maior a palatabilidade, e mais difícil será manter um peso corporal saudável.

Então como podemos rapidamente ultrapassar e mitigar este problema?

• Diminuir a palatabilidade das nossas refeições

√ Diminuir o uso de aditivos (inclusive os baixos em calorias como: Adoçantes, especiarias extremamente condimentadas, sal, etc)

• Manter a motivação em alta

√ Quanto mais motivado estiveres mais resultados tens, quanto melhores os resultados mais motivado ficas, e os resultados continuam… E sabem como termina. Um ciclo vicioso positivo!

• Procura o suporte dos teus mais queridos

√ Estar rodeado por pessoas que nos compreendem e com conhecimento da área, como a Team Sik Nutrition 🙂

• Tenta perceber os comos e os porquês da tua dieta

√ Se não percebes nem acreditas naquilo                 Que estás a fazer, vais acabar por entrar num processo de dúvidas constantes e a colocar tudo em causa, causando stress desnecessário que pode também afectar a tua dieta;

• Elimina os maus hábitos do passado.

Agora que sabes o que te causa fome, vamos criar um plano de acção para resolver o problema.

Ficar “fit” não é fácil… Mas pode ser feito de forma inteligente 🙂

Infograficos blog

partilha1partilha2partilha3

Translate »