O teu apetite voraz e a tua fome descontrolada estão a atrasar o teu progresso? Ou passas pelo oposto e não consegues comer o que precisas para alimentar os teus ganhos de massa muscular?
Neste artigo vamos falar sobre um assunto comum, que é a fome durante uma fase de controlo calórico. Pois o conceito aplica-se tanto à restrição calórica, ou seja uma fase em que estamos “de dieta” como diz a gíria tal como numa fase de “ganho”. Porquê?
A quantidade de pessoas que reclama com a dieta é tão grande que nem imaginam… Ou reclamam porque a comida é pouca, e têm imensa fome, ou reclamam que a comida é muita e têm uma dificuldade enorme em consumir todas as calorias.
Escolhas alimentares
Quais são os factores principais que afectam as nossas escolhas alimentares:
• Factores biológicos
√ Fome, saciedade e palatibilidade;
√ Quanto mais saborosa a comida, mais fome e menos saciado a pessoa se sente;
• Factores Económicos
√ Custo dos alimentos e ordenado;
√ Geralmente a ideia é que comer saudável é excessivamente caro, no entanto preparar refeições em casa é muito mais barato do que comer fora;
√ Ler como ir às compras sem ir a falência;
• Factores Psicológicos
√ Disposição, stress e/ou culpa;
√ As pessoas normalmente são levadas a distúrbios que causam um consumo de mais calorias do que deviam (binge eating) ou a menos, dependente do estado de espirito;
• Factor Individualidade
√ Atitude para com a vida, crenças e conhecimento/cultura geral;
√ Todos os factores acima podem afectar as nossas escolhas alimentares.
O efeito Palatabilidade
Existe outro grande conceito conhecido como “Hipótese da Recompensa Alimentar” e Palatabilidade dos alimentos e os seus efeitos na dieta.
Uma excelente leitura do autor Stephan Guyenet:
Case for food reward hypothesis
Diversos estudos avaliaram os efeitos da recompense alimentar, e a palatabilidade é um dos factores principais e que determina a quantidade de comida ingerida, e conclusões preliminares apontam para uma forte relação com a quantidade de gordura corporal nos sujeito envolvidos nos estudos.
“A palatabilidade é diretamente proporcional ao prazer enquanto se ingere um alimento/comida.”
Doces e comidas cheias de gordura e sal têm sem dúvida um grande efeito sensorial no nosso corpo. A população Moderna usa a comida para satisfazer o prazer e não para alimentar a nossa máquina (o nosso corpo!).
A epidemia do seculo 21, mais conhecida como obesidade, é um caso visível de ciclo vicioso. Quanto mais saborosa é a comida maior a palatabilidade, e mais difícil será manter um peso corporal saudável.
Então como podemos rapidamente ultrapassar e mitigar este problema?
• Diminuir a palatabilidade das nossas refeições
√ Diminuir o uso de aditivos (inclusive os baixos em calorias como: Adoçantes, especiarias extremamente condimentadas, sal, etc)
• Manter a motivação em alta
√ Quanto mais motivado estiveres mais resultados tens, quanto melhores os resultados mais motivado ficas, e os resultados continuam… E sabem como termina. Um ciclo vicioso positivo!
• Procura o suporte dos teus mais queridos
√ Estar rodeado por pessoas que nos compreendem e com conhecimento da área, como a Team Sik Nutrition 🙂
• Tenta perceber os comos e os porquês da tua dieta
√ Se não percebes nem acreditas naquilo Que estás a fazer, vais acabar por entrar num processo de dúvidas constantes e a colocar tudo em causa, causando stress desnecessário que pode também afectar a tua dieta;
• Elimina os maus hábitos do passado.
Agora que sabes o que te causa fome, vamos criar um plano de acção para resolver o problema.
Ficar “fit” não é fácil… Mas pode ser feito de forma inteligente 🙂