fbpx

Que nunca tentou, ou ouvir falar “de um amigo” que começou a cortar nos hidratos porque está a pensar perder gordura? Ou que os hidratos por si engordam…

É provavelmente o macronutriente mais mal compreendido do mundo das dietas. Muitas das vezes pelas simples razão deste macronutriente e suas funções não ser bem contextualizado! Hoje vamos dedicar a nossa quarta-feira científica aos hidratos de carbono, aos mitos e realidades.

Mito 1 : Os hidratos engordam porque libertam insulina.

Realidade: Qualquer macronutriente em excesso engorda, e sim sempre que comemos libertamos insulina. Vamos contextualizar: “Quando estamos com um excedente calórico ou dieta hipercalórica, o excesso de hidratos pode contribuir para ganho de gordura.”.

Mito 2 : Não precisamos de hidratos na nossa alimentação.

Realidade: Realmente a quem tenha uma vida extremamente sedentária, com pouco exercício não precisamos de uma grande quantidade de hidratos de carbono, mas também não necessitamos de seguir uma dieta super low carb pois são combustível facilmente usado pelo nosso cérebro e sistema nervoso central. No contexto de atletas ou alguém que faça um exercício que se foque em performance ou na melhoria dessa mesma performance? Os hidratos são essenciais e são a principal fonte de combustível. Vamos contextualizar: “Quando somos totalmente sedentários, não precisamos de consumir quantidades exageradas de hidratos de carbono.”.

Mito 3 : Os hidratos apenas servem como fonte de energia.

Realidade: A maioria dos hidratos de carbono, quando bem escolhidos: alimentos o menos processado possível, integrais e completos, fornecem micronutrientes e fibra. Tanto os micronutrientes como a fibra são essenciais para uma vida saudável.

Mito 4 : Se cortares nos hidratos vais emagrecer.

Realidade: Se cortares nos hidratos, vais realmente perder peso, inevitavelmente. Cada grama de hidratos de carbono pode armazenar cerca de 3-4g de glicogénio e agua nos músculos, dessa forma ao perder essa mesma água pode dar a sensação errada de uma maior perda de peso inicial, que não é gordura. Vamos contextualizar: “Quando reduzimos a ingestão de hidratos de carbono, perdemos rapidamente algum do glicogénio e agua acumulados no nosso corpo.”.

Sejam objectivos. E nós por aqui vamos #descomplicando 🙂

Translate »