fbpx

Perguntas Frequentes de Fim-de-semana

Este sábado deixo uma pergunta real, feita no grupo privado da Team. Devemos ter Dores Musculares pós treino? Com que frequência? E qual a intensidade das mesmas?

“Pergunta para Danoninho…
Ando com uma pulga atrás da orelha. Vejo sempre imensa gente a queixar-se das dores musculares pós treino: “Ah e tal amanhã não ando” ou “nem consigo pentear o cabelo”, etc…
E acho que toda a gente encara essas dores como algo positivo, afinal são consequência do BOM treino que fizeram.
No meu caso estive parada cerca de 15 dias e quando retomei o treino nessa primeira semana é um facto que me doíam​ todos os santos músculos​ e que cada movimento me fazia lembrar do treino anterior.
Mas por exemplo esta semana já não tenho dores, não a esse nível nem nada de parecido, quando muito tenho assim uma leve “moideira”… Eu acho que sou bastante exigente no treino, cumpro as indicações do coach, mas dores nada.
Com vocês acontece o mesmo?
Ou será que sou eu que estou a fazer algo errado?”

Resposta
Quando falamos de treino de hipertrofia existem três grandes variáveis na componente que estamos fartos de falar… E os tem descritos sobre os Mecanismos da hipertrofia.

Como tal, sempre que utilizamos alguma variação nalgum dos três vamos ter mais dor (DOMS) que o normal e expectável. Ou seja, na sobrecarga mecânica, se fazemos mais carga ou mais series que o costume vamos sentir alguma dor devido a adaptação do corpo a este novo estímulo.

Quando fazemos variação na selecção de exercícios, ou seja trocas na conjugação de exercícios no bloco de treino, devido a este novo estímulo é possível que tenham mais dores que o habitual. O mesmo normalmente acontece a alguém que esteve parado.

Treinos com Stress metabólico através de técnicas especiais (drops sets, super sets, etc) ou com descansos curtos tendem a causar algumas dores mais notórias que os retsantes mecanismos da hipertrofia.

A magnitude das dores não significa nada a nível de efetividade de treino, e até devemos controlar essa “dor” usando técnicas de auto- regulaçao como as RPE ou RER.

Devemos sentir dor no treino de hipertrofia? É normal sentir alguma “moinha” e é um bom indício que treinámos algo mas não deve ser tão forte a dor que afete os treinos seguintes. Excepto nas últimas semanas ou dias do bloco de treino onde normalmente vamos bastante acima da nossa capacidade de recuperação tende em conta que brevemente vamos te ro Deload.
Podem ler mais sobre isto em:

O teu plano de treino – parte 1

O teu plano de treino – parte 2

O teu plano de treino – parte 3

Se querem ficar cheios de dor? Esperimentem fazer um burpee sem por as mãos no chão 😀 #descomplicando

Translate »

Subscreve a nossa newsletter

Subscreve a nossa newsletter para seres o primeiro a saber todas as novidades da nossa equipe.

Ficaste inscrito, agora vais fazer esta viagem connosco!