fbpx

Uma pergunta comum, a muitos de nós apaixonados por chocolate.:
Chocolate é bom?
Chocolate é mau?
Posso ou não consumir chocolate?
O que é o chocolate?
 

O que é o chocolate

O chocolate é produzido a partir das sementes da árvore do Cacao.
Não, não vais colher um Mars, ou um lindt 90% na árvore que tens no teu quintal. Primeiro porque da árvore colhes apenas as sementes, segundo por precisam de um clima tropical próprio onde é propício o seu crescimento. Locais como: América Central, Caraíbas, Indonésia e África.
 

Benefícios do chocolate

Antes de recomendar que vás comprar algumas tabletes de chocolate… Existe algum benefício no seu consumo?

  • O Chocolate é conhecido pelas suas propriedades estimulantes: aumento de energia, apetite sexual e sensação de bem-estar. Faz sentido agora? Os morangos? Chocolate? Bem tu percebes onde quero chegar 🙂
  • É conhecido também pela elevada concentração de antioxidantes, dos quais os conhecidos flavonóides.
  • Se cuidas da tua Saúde cardiovascular então propriedades que te podem interessar: a presença de flavonóides pode reduzir a pressão arterial

 
Claro que tudo o escrito acima não se refere ao chocolate mais processado, estamos a falar de Chocolate que inclui pelo menos 80% de cacau para usufruir de algumas das propriedades descritas.
 

Cuidados no consumo de chocolate

Antes que te entusiasmes, vás comprar 10 tabletes de chocolate e desfrutar de toda a tua saúde, cuidado… O chocolate tem algumas calorias por porção, e como qualquer outro alimento, tem de ser incluído com moderação para garantir que não excedes a quantidade energia que precisas diariamente.

Como incluir o chocolate na dieta

Se já ouviste que “vais ficar viciada” no chocolate, ou nos açucares, ou noutro alimento qualquer… Desconfia. Não vais ficar viciada em nada se inserires uma pequena porção diária de chocolate na tua dieta, e muito menos afetar o teu progresso estético/performance se o contabilizares nas tuas necessidades.
No entanto atenção: se quando comes um quadrado de chocolate, acabas por comer uma tablete inteira, e sabes que isto é recorrente, deves moderar ao minimo o consumo de chocolate.
 

Conclusão

Assim se cumprires os básicos como: fazer alguma actividade física regularmente, consumir proteína suficiente, consumir boas fontes de gordura, não consumir calorias em excesso, ter um peso corporal saudável, dormir/descansar o suficiente e controlo do teu stress, não é o chocolate que vai estragar o teu trabalho, pelo contrário servirá como recompensa de todos os teus bons comportamentos.
 

Receita

Receita de brownie de chocolate no microondas (Beltsanderbrownie)
Um bolo de caneca muito conhecido pelo seu autor TheBeltSander:

  • Juntar 25g Whey,
  • 10g cacau magro,
  • 1/2 Colher de chá de fermento
  • 30ml de líquido (eu costumo usar leite de amêndoa).

Levar 30 segundos ao microondas na potência máxima e saborear!
Come o teu chocolate, e #descomplica.
 

Estudos:

Dallard I, et al. Is cocoa a psychotropic drug? Psychopathologic study of a population of subjects self-identified as chocolate addicts.
Lee KW, et al. Cocoa has more phenolic phytochemicals and a higher antioxidant capacity than teas and red wine. J Agric Food Chem.
Lippi G, et al. Dark chocolate: consumption for pleasure or therapy? J Thromb Thrombolysis 2008.

Translate »