fbpx

Hoje trazemos a história motivadora da Ângela. Quem melhor que ela própria para a contar?


O que me despertou o interesse foi junção da componente treino e nutrição numa vertente de coaching! O mais interessante para mim e diferenciador foi o método de trabalho, onde não há “ditaduras” de planos fixos, mas uma orientação para nós sermos autónomos nas nossas escolhas. O medo de avançar para mim foi relativo, existia apenas a dúvida se me iria habituar a ter este esquema, baseado em macros (apesar e já ter algumas noções) e se iria corresponder às exigências a nível de treino. Mas dúvidas!? Nenhumas! Das maiores certezas que tive!

Contudo, confesso que nunca tinha pensado em ter um acompanhamento deste género, até pela profissão que tenho… (sou nutricionista) tinha apenas apoio em termos de plano de treino no ginásio onde ando…no entanto comecei a querer evoluir mais e a querer obter mais rendimento dos treinos e a melhorar a composição corporal. As redes sociais são uma forma ótima de divulgação e foi através da Anaísa Gonçalves e da Inês Pinto Viana que ouvi falar na Team Sik Nutrition! Pesquisei, vi os vários posts na página, opiniões…e gostei!

Quando comecei o protocolo a sensação foi maravilhosa! Lembro-me de estar constantemente a abrir o email à espera que chegasse toda a informação para iniciar o protocolo…foi numa tarde de domingo que me preparei para iniciar a jornada que até hoje tem sido fantástica…e é com esse entusiasmo que continuo todos os domingos a preparar a semana seguinte! O Grupo Privado é a outra componente que faz com que tudo o resto se torne mais real, onde tudo se torna mais pessoal, tudo é partilhado em grupo e onde recebemos todas as dicas e apoio de quem está nesta mesma jornada! Aliás não jornada, mas antes estilo de vida!

Senti desde logo que me davam as ferramentas para ser eu a esquematizar as refeições e os treinos, sempre respeitaram o meu quotidiano! Não há processos iguais, senti que cada um de nós é tratado de forma personalizada. Suporte fantástico!

Hoje sinto acima de tudo o equilíbrio, o estar de bem com a vida! Respeitar o nosso corpo, o nosso ritmo de progresso que é diferente de pessoa para pessoa… aprendi com o tempo que esta abordagem em termos de alimentação não nos aprisiona, antes dá-nos liberdade, mas com consciência! No entanto, considero que esta visão só acontece quando atingimos alguma maturidade (e isto não tem a ver necessariamente com a idade) e daí o suporte da componente de coaching ser tão importante! Foi graças a esta base sólida, a esta convicção que tenho vindo a progredir.

Mas eu também tenho uma história que dava um belo testamento…é difícil sumarizar certas coisas. Digamos que foram 3 anos difíceis após ter sido mãe de gémeas aos 27 anos.

Felizmente nunca sofri de excesso de peso, mas fiquei com danos físicos duros, desproporcionais à minha imagem, que me roubaram a toda a minha identidade enquanto mulher! Durante estes anos escondi-me por trás de roupas largas, por trás de portas e longe de espelhos… O ano de 2017 foi o meu ano, o ano da mudança, uma cirurgia necessária (depois de 3 anos a tentar de todas as maneiras e feitios), a entrada na Team e o atingir a minha melhor composição corporal de sempre! Sinto-me FELIZ!

O ser mãe em simultâneo foi o mote para toda a mudança e acho que é a força motivadora e a garra que me dá todos os dias que me levanto! Com a vida que tenho é preciso ter organização, uma gestão de tempo cada vez melhor para que tudo encaixe na perfeição…temos de abdicar de algumas coisas, mas abdico por coisas que me fazem tão ou mais feliz! Sinto que também sou um exemplo para as minhas filhas…para elas é normal que eu vá ao ginásio, que eu prepare marmitas e elas vão adquirindo também esse gosto…tento educá-las dentro deste estilo de vida saudável e comparativamente a outras crianças com a mesma idade acho que tenho conseguido, embora seja uma luta difícil com tudo o que nos rodeia!

A mensagem que partilho é que pra sermos boas mães temos de nos sentir bem enquanto mulheres, por isso nunca se resignem!

Nem tudo são rosas e há umas coisas mais difíceis que outras. Em termos de treino nunca fugi nem senti necessidade de fugir do plano. Em termos de alimentação confesso que nas primeiras 4 semanas de cut foi difícil, passei alguma “fominha”, andava irritada! O coaching aí tem um papel fundamental, saber que alguém está ao nosso lado, que temos de “prestar contas”, que temos de orgulhar! Mas com os resultados a aparecer tudo ganha mais sentido.

Jantares fora de casa e festas sempre foram o meu “calcanhar de Aquiles”! Como no dia-a-dia já tinha uma alimentação saudável, sempre lidei com estas situações como a abertura para comer tudo e em quantidades exageradas…Ora com a contagem de macros iria ser um desafio limitar-me? Não necessariamente… aprendi com a Team que acima de tudo temos de fazer escolhas e por isso nessas ocasiões não me restrinjo em demasia (tal como no dia-a-dia). Escolho aquilo que para mim é realmente importante e como na quantidade que me satisfaz, tudo equilibrado com o resto do dia! Noto que com o passar do tempo me é cada vez mais fácil fazer esta gestão, sem dramas, vivendo a vida, porque só assim faz sentido!

Hoje vejo-me uma pessoa plena! Feliz com as minhas escolhas e motivada tanto pessoalmente como profissionalmente!

Várias pessoas me questionam como consigo fazer isto tudo, como consigo trabalhar 8 ou mais horas, treinar, estar com a família e cozinhar…e andar sempre a sorrir!

O que eu respondo…as 24 horas são iguais para todos, a maneira de as usar depende sempre dos teus objetivos…para mim todas essas coisas são inerentes ao meu dia, fazem parte dele, sou feliz assim e tenho aprendido a gerir cada vez melhor o tempo, certo também consigo fazer várias coisas ao mesmo tempo!!!

E sim, acho que posso inspirar outros a mudar, mas acredito que, apesar de todos os exemplos que possamos ter nos possam dar motivação para continuar e progredir, sinto que a força inicial tem de vir de dentro de nós, o click da mudança está lá, basta encontra-lo.

Sou a Ângela Carvalho tenho 31 anos (a sentir-me muito melhor do que com 20 lol!), Nutricionista, apaixonada por todo o mundo da Nutrição e agora também pelo fitness!

Adoro cozinhar no dia-a-dia, fazer experiências, adaptar receitas; adoro organizar eventos, como festas de anos, jantares. Também me ajeito para algumas bricolages das artes… Gosto muito de viajar, de programar o itinerário, de sair à descoberta! Mas também gosto muito das segundas feiras ao contrário de muita gente, gosto do recomeço da rotina, do reorganizar objetivos. Gosto acima de tudo de apreciar e de vivenciar tudo o que a vida me possa proporcionar!

 

Notas do Coach

Para onde caminhou a Ângela?

Normalmente numa função de Coaching, seja em que área for, a nossa função é levar a pessoa do Ponto A -> Ponto B. E a Ângela trabalhando com pacientes sabe exactamente disto! Vinha com uma mentalidade super “sólida” pronta a aprender, a abrir todos os medos e inseguranças para poder seguir em frente.

Como foi a presença da Ângela no grupo Team Sik Nutrition

A Ângela é uma das pessoas ativas e sempre com uma palavra de ajuda. Tenho de te agradecer muito por todo o teu esforço e dedicação, quer pelo teu progresso, quer pela entreajuda no grupo.

 

#Descomplica

Translate »