fbpx

Decerto já começaste alguma jornada Fitness… Tudo corre bem nas primeiras semanas, tudo vai de vento em popa, mas de repente pensas… O que me está a acontecer? Estou a perder o foco? Será que sempre que tudo correr bem, paro a Meio?

(isto tudo com a cabeça enfiada num bolo gigante de chocolate….)

É sobre isso que vamos falar hoje, de como fazer com que os teus hábitos permaneçam.

O que são os hábitos

Recomendo que leias o livro O Poder do hábito escrito pelo Charles Duhigg. Um hábito é composto por três componentes:

  1. O Sinal, que é o gatilho que despoleta um comportamento (como se fosse o teu despertador de manhã)
  2. A Rotina, que é o próprio comportamento (quando te levantas da cama por exemplo)
  3. A Recompensa, que é não mais que o benefício proveniente da ação/comportamento anterior (como umas papas de aveia quentinhas quando te levantas)


Por isso antes das próximas secções é importante ter a certeza que:

  • O teu Sinal está claramente identificado
  • A tua Rotina é claras sem margem para dúvidas
  • E existe uma Recompensa de cumprires os novos hábitos

 

Torna os teus hábitos, uma tarefa planeada

Imprime um calendário grande mensal, e coloca em todos os dias da semana que tens alguma tarefa a cumprir. Por exemplo coloca os 3 dias que pretendes ir ao ginásio marcados em todas as semanas desse mês, coloca 1-2 dias onde pretendes dedicar-te a preparar as tuas marmitas de refeições saudáveis.
Afixa esse calendário em local visível, a porta do frigorífico é um clássico! Se vives na casa dos teus pais, talvez ao lado do teu poster dos Black Eyed Peas? Mas que o vejas todos os dias e não te esqueças dele.
Cada dia que executes a tarefa marcada, deves colocar um X com uma caneta que dê nas vistas, ou um marcador fluorescente. Tenta criar uma cadeia de X cumprindo todas essas pequenas tarefas até ao fim desse mês.
A ideia é usar a regra: “Não quebres a Corrente”.



Quantos mais X tiveres mais improvável é que querias quebrar essa corrente.
Tens dúvidas se resulta? Procura como os grandes génios bem-sucedidos conseguiram tudo, nada é por acaso! Com centenas pessoas que ajudámos, confia que resulta. A diferença é aprender a olhar como um todo, e falhar nos hábitos 1 ou 2 dias no mês mal se notam, quando vês tantos X cumpridos 😉

Cria hábitos baseados na tua Identidade (mais difíceis de quebrar)

Neste vídeo falei um pouco de como aprendi sobre os Veganos, e a sua identidade os ajuda nas escolhas e nos seus novos hábitos, é uma forma Clara e Simples de tornar hábitos permanentes. Já pensaste num Vegan que chega a casa e começa a comer carne? Não me parece…

Cria Momentum

Já estás ciente da tua caminhada, para atingir um novo corpo e um anova mente:

  • sabes para onde vais,
  • o que precisas para lá chegar,
  • sabes a tua visão,
  • a tua missão
  • e o propósito desta jornada.

 

“Eu posso aceitar falhar, todas as pessoas falham em algo. Mas não aceito não tentar.” Michael Jordan

Foca-te em fazer sempre um pouco melhor a nível de novos hábitos e comportamentos, sobre os quais tu tens controlo, mesmo quando o resultado não parece corresponder, sabes que tu estás a cumprir com aquilo sob qual tu tens o controlo. Enquanto fores consistente com a mudança de comportamentos, o teu progresso vai acompanhar e será sólido e possível de manter à posteriori.

Deixo-te 4 regras de ouro para te permitir assegurar que manténs os teus resultados.

#1 LEMBRA-TE PORQUE COMEÇASTE ESTA JORNADA
No dia que começaste, foi com o intuito de melhorar a tua situação inicial. Seja para perder algum peso, ou para um aspeto mais saudável e tonificado. Para evitar sofrer de doenças associadas ao excesso de peso como Enfartes, Diabetes, Artrite, Cancro, Depressão entres outros males.
Queres viver uma vida mais feliz, mais saudável e com maior vigor. Motivador por si, certo?

#2 MUDA UM POUCO AS COISAS
Estás aborrecido, e hoje não te apetece seguir um dos treinos. Vai andar, ou fazer uma corrida ligeira. Talvez uma aula de grupo, ou localizada! Não te martirizes, todos temos dias difíceis. Respeita a distração que fez falta nesse dia, e amanhã voltas á tua rotina.

#3 CONSULTA-NOS E ENVIA UMA MENSAGEM
Sentes-te perdido ou com dificuldade em progredir do local onde estás? Pede-nos ajuda, ou opiniões de como progredir. A nossa equipa está pronta para te ajuda da melhor forma possível. Podes contactar-nos aqui.

#4 SÊ AGRADECIDO
Trabalhaste duro para chegar até aqui. Mas não sejas dura ao ponto de achar que qualquer um conseguia… Tu diferenciaste da maioria, que se acomoda ao seu estado de insatisfação.
Recompensa-te de alguma forma, uma roupa nova no ginásio, uma saída com os amigos, ou um fim de semana fora. Mas celebra as tuas vitórias.

CONCLUSÃO

Muitas vezes esperamos um caminho reto em direção aos objetivos, que tudo vai correr bem, que os hábitos novos são implementados como se fosse magia.
Mas o caminho é repleto de altos e baixos, repleto de momentos de dúvida, e que obriga a ser focado naquilo que realmente procuras. Por isso focar mais no processo, em garantires que os novos hábitos estão planeados, organizados e que tens momentos de reflexões para manter as coisas a rolar, é uma peça chave para garantires que esta mudança é realmente permanente.

E não te esqueças, #descomplica.
Coach João

Translate »