A Raquel passava um processo de auto-descoberta quando nos conheceu, e por isso decidiu partilhar a sua história incrível.

Alguém com uma vida tão ativa (Enfermeira) e com trabalho por turnos, conseguiu provar a si mesma o poder da mente, da preseverança e resiliência. A Raque conta-nos tudo já a seguir.


O meu nome é Raquel Guimarães e sou Enfermeira desde 2010.

Nascida em 1986, hoje encontro-me com 34 anos e mais jovem que nunca.

Sou Portuguesa de Gema, criada e educada entre campos verdes, e diversas actividades multidisciplinares – música, dança… velhos tempos o quanto sinto falta!

Em 2015 a soma de factores pessoais, laborais e sociais impulsinou-me numa atípica aventura – Emigração.

Rescindi o meu contrato efectivo num hospital central e reinicei a minha vida num calhau no Canal da Mancha – Guernsey.

Em 2018 decidi arriscar o rochedo vizinho – Jersey, ilha maior, mais desenvolvida, maior diversidade de casos cirúrgicos.

Entre altos e baixos consegui manter uma ligação activa com o desporto, bem como uma adequada gestão nutricional.

Tive experiência com duas entidades online, mas foi em 2018 que através de uma amiga – Elisabete Silva tive o conhecimento da Team Sik Nutrition.

Tive a oportunidade de acompanhar a sua incrível evolução e transformação pós-parto.

Tendo consciência da minha estagnação a nível de treino, instabilidade emocional à data e algumas alterações fisiológicas – ovários poliquisticos, decidi entrar em contacto com a Team – o primeiro passo para a grande e irreversível mudança.

O facto que mais me cativou neste protocolo foi o equilibrio entre os pilares de base deste processo.

  • Acompanhamento online diversificado;
  • Disponibilidade quase imediata por parte dos coachs,
  • Conhecimento científico diversificado, estruturado e fundamentado;
  • Planos de treino personalizado;

Um amplo e versátil arsenal que permitiu/permite um excelente trabalho em equipa no qual sempre foi prioridade a liberdade de escolha, tomada de decisão, independência, bem como gestão individual e personalizada – um protocolo único adequado a mim, as minhas rotinas, necessidades e gostos pessoais.

Interessante, inovador e cativante. Um processo gradual, evolutivo e cumulativo, sempre acompanhado por uma equipa multidisciplinar fantástica.

Mais do que um conjunto de ferramentas individualizadas que me permitiram aprimorar conhecimentos, cimentar hábitos e rotinas foi o estímulo para o auto-conhecimento – Mindset, que despletou a maior e mais importante transformação.

Iniciei o 1°protocolo na procura de um novo foco, uma mudança, um novo estímulo, uma nova ocupação, baseada em metas superficiais e visuais sob estímulos menos positivos…

Presentemente, após 18 meses com a Sik Nutrition, tenho como principal objectivo o meu equilibrio individual, desenvolvimento e fortalecimento do meu auto-conhecimento.

Uma árvore apenas consegue crescer e despoletar a sua flor após desenvolver primeiramente fortes e sólidas raízes, as quais necessitam de tempo, dedicação e nutrição ideiais, não menosprezando o papel dos dias cinzentos e chuvosos que têm a sua importante contribuição no processo de crescimento.

Actualmente  mantenho os meus hábitos, rotinas e bases adquiridas desde o 1°Protocolo, mas o objectivo presente que visualizo tem um amplitude diferente – o meu ser no seu todo.

Se iniciei com focos pessoais de referência como os números da balança ou aquelas pregas corporais que indicavam a evolução da % de gordura corporal…

Hoje os meus focos são o meu fortalecimento mental, as metas que consigo alcançar no ginásio, o gosto pelo yoga e taichi que descobri neste período, o prazer de correr trail apenas por desafio pessoal – adrenalina, ou até mesmo um bom momento de box – pelo que parece até nao me safo muito mal – Adoro!!!

Nao tenho vergonha de quem me tornei quando emigrei, mas tenho um orgulho enorme na pessoa que me estou a tornar.

O crescimento pessoal não é um processo a termo mas sim eterno e em constante renovação.

Só conseguiremos manter o nosso equilíbrio pessoal quando aceitarmos e permitirmo-nos conhecer os nossos extremos.

Sem ação não existe mudança, mas muitas das nossas acções são precedidas de pequenas e espontâneas palavras oferecidas por um amigo… Lidas num livro… Uma partilha num momento certo…

Não posso terminar este testemunho sem demonstrar o meu enorme reconhecimento á Elizabete Silva, amiga, colega, minha impulsionadora nesta grande mudança. Eternamente grata por num momento espontâneo teres partilhado comigo a tua experiência e me teres mostrado o caminho para a minha grande mudança.

O meio pelo qual nos permitimos envolver é o maior incintador dos nossos actos… Ouvimos… Partilhamos… Sem dúvida este caminho tem sido único e execional por se encontrar decorado e orientado pela experiência e conhecimento desta equipa fantástica.

Eternamente grata aos coachs Mário Oliveira, João Gonçalves e Tânia com os quais tenho contacto mais direto, restantes membros da equipa pelo fantástico trabalho.

A todos os membros que participam nesta equipa, pelas partilhas de experiência, conhecimento e apoio incondicional!

Cabe a cada um de nós percorrer o nosso caminho, mas este torna-se único quando orientado e apoiado pelo conhecimento, experiência e companheirismo.

A partilha é talvez a ação mais fulcral na sobrevivência, desenvolvimento e crescimento do ser humano.

Obrigado por tudo.


Raquel toda a equipa está sem palavras! Um testemunho verdadeiro, profundo e rico de alguém que hoje domina a sua vida, num todo.

Coach João e Coach Mário,

descomplica.

Translate »