Será possível fazer “dieta” e comer um chocolatinho por dia?

Será que tens de deixar de comer as comidas que mais gostes e viver na “prisão” dos brócolos e peito de frango?

Hoje vamos falar o que é que significa ser realmente flexível na tua nutrição. Esquecer as dietas restritas e super rígidas e encontrar uma forma de comer que tu gostes e que seja possível seguires a longo prazo.

A REGRA DOS 80/20

Vou apresentar uma regra que eu gosto imenso, e provavelmente já me ouviste falar, que é a regra dos 80/20.

No fundo se manifestam em várias partes da tua vida, e não preciso me alongar muito, mas pensa que 80 por cento da riqueza tem 20 por cento das famílias, que a Terra tem 80 por cento mar/20 por cento terra…

E como é que tu aplicas esta regra dos 80/20 na tua nutrição?

Pensa que 80 por cento da tua nutrição tem que ser alimentos bons, alimentos saudáveis, nutricionalmente ricos e 20 por cento podem ser alimentos altamente divertidos.

Mas eu vou levar a regra ao próximo nível. Para ser um bocadinho mais fácil para ti, em vez de ser 80/20 vamos transformar esta regra na regra dos 90/10:

  • 90 por cento da tua alimentação vai ser nuticionalmente rica
  • e 10 por cento muito divertida.

E porque é que isto é importante para ti?

Principalmente se estás numa fase onde o teu objetivo é perder gordura é mais fácil garantir que tens 90 por cento dos alimentos altamente nutritivos e altamente saciantes, para ser mais fácil fazeres dieta para conseguires atingir os teus resultados com muito mais prazer e durabilidade.

Os outros 10 por cento podem ser coisas que tu realmente gostas muito de comer e é possível fazeres isto, ter saúde, perder gordura e atingir os teus objetivos.

O PENDULO DA FLEXIBILIDADE

Nós chamamos na Sik Nutrition do Pêndulo da Flexibilidade.

E o Pêndulo da Flexibilidade permite usar uma regra dos 90/10 ou dos 80/20.

Imagina que estás numa fase onde estás extremamente focada para perder gordura.

Se calhar 10 por cento do ter aporte diário é suficiente para teres uma indulgência, uma coisa que é mesmo boa, todos os dias e os outros 90 por cento comida de verdade, comida boa e nutricionalmente rica.

Quando estiveres numa fase de manutenção ou numa fase onde queiras estar a ganhar peso ou a ganhar massa muscular aí, se calhar, podes fazer uma regra dos 80/20.

Porquê?

80 por cento já vai cobrir todas as tuas necessidades a nível de vitaminas e minerais e os outros 20 por cento é para te divertires.

APLICAÇÃO PRÁTICA

Então, é possível comeres um docinho todos os dias? É.

E é muito mais fixe ter uma dieta onde tu podes comer um docinho todos os dias, perder gordura e ter todo o prazer naquilo que comes.

Então imaginemos que tu precisavas de duas mil calorias por dia.

Dessas duas mil, 90 por cento alimentos bons, nutricionalmente ricos: as proteínas, os vegetais, os hidratos, as frutas.

O que é que é 90 por cento de duas mil calorias? 1800 calorias.

Então se tu precisavas de duas mil e 1800 já foram gastas em boa comida sobram-te 200. Essas 200 são para te divertires todos os dias.

Vou sublinhar novamente, todos os dias.

E 200 calorias pode ser o quê? Por exemplo um Snickers.

Imagina que tu gostas de comer um Snickers todos os dias e que aquela é a tua indulgência diária. Tu podes.

Não estás a furar a dieta. Tu podes.

E é isto que é importante: saber que podes comer um miminho todos os dias e mantém-te focado em ter 10 por cento para comer uma coisa que gosto e os outros 90 por cento aquilo que eu realmente preciso.

CONCLUSÃO

Isto é ou não é um descomplica na tua nutrição? De que forma é que tu costumas inserir aqueles alimentos que tu mais gostas na tua alimentação do dia a dia?

Ainda fazes “dias do lixo”, as “cheat meals” ou o que for?

Eu gostava que partilhasses comigo para saber um bocadinho melhor se não achas que esta abordagem de ter um miminho todos os dias é muito mais sustentável a longo prazo.

E não te esqueças, descomplica.

João Gonçalves

PS: Se gostaste deste artigo partilha com alguém que gostes muito, e se preferires aceder a este conteúdo no nosso Youtube (assim como outros semelhantes) confirma também, já agora, se subscreveste o canal aqui por baixo e ativa as notificações para receberes sempre a notificação de todos os vídeos novos que saem no canal.

Translate »