O que fazer quando segues tudo à risca, e não tens resultados??

A maioria das pessoas pensa que o que é difícil de fazer é uma dieta mas, se tu pensares, provavelmente já começaste a fazer uma dieta e até não foi assim tão difícil. 

Difícil é manter esse processo a longo prazo, principalmente quando chegas e vês que estás a fazer tudo bem e não vês o esforço a ser recompensado com os resultados que tu estavas à espera. 

E depois entras naquilo que nós chamamos a passadeira da decepção, que é ‘Eu faço tudo bem e não vejo os resultados a acontecer’.

Hoje vamos falar de três formas de evitar estar completamente estagnado e ficar preso num plateau. O meu nome é João Gonçalves, sou coach na Sik Nutrition e vou ajudar-te a descobrir aquilo que tu precisas ao longo dos próximos minutos.

As três formas que tu tens de evitar a estagnação e ficar presa no plateau são: 

  1. Comer menos, 
  2. Exercitar-te mais 
  3. Comer mais. 

Esta última estratégia vais gostar por isso vamos começar pela primeira que é: comer menos.

#1: COMER MENOS

Quanto é que tu deves modificar na tua dieta para garantir que não ficas presa nesta fase de estagnação? 

Primeiro de tudo é importante perceberes se estás a ser consistente  pelo menos 90 por cento do tempo, porque se não estiveres a ser consistente não precisas manipular, para já, as quantidades que estás a comer no teu dia a dia. 

O mais importante é garantir que consegues seguir esse processo que estás a fazer. 

Por exemplo: se fazes dieta de segunda a quinta e depois os últimos três dias da semana são a desbunda, não precisas de ajustar quantidades, precisas de conseguir uma forma de ser consistente. 

Mas eu agora vou assumir que estás a ser consistente, pelo menos 90 por cento do teu tempo, estás a fazer tudo certinho, e que realmente não estás a ver os resultados que gostarias. Então tens de comer um bocadinho menos. 

E quanto menos deve ser? 

A nossa proposta é que reduzas cerca de 200 a 300 calorias por dia, daquilo que tu costumas comer e que não estás a ver resultados. 

E o que é que é isto de 200 a 300 calorias por dia? 

Muito simples. Imagina que reduzes duas peças de fruta ou duas colheres de sopa de azeite.

Tão simples quanto isto. Isto equivale entre 200 a 300 calorias por dia. Ou então faz um balanço, 50/50.

Corta uma peça de fruta por dia e uma colher de sopa de azeite e avalia os teus resultados ao longo das semanas, porque esta redução calórica vai-te permitir sair dessa estagnação.

#02: MEXE-TE MAIS

A segunda forma de conseguires sair deste processo de estagnação é começares a exercitar-te mais. 

Se neste momento o teu treino é mais focado no treino de força, fantástico. 

Nós adoramos que sigas um treino de força porque é o mais importante para ti no que toca a conseguir ter um corpo mais tonificado mas, se tu queres aumentar o teu dispêndio calórico todos os dias, a melhor forma será: ou aumentar o teu treino cardiovascular e tentar queimar mais 300 a 400 calorias por dia, uma média de 300 por dia já te vai ajudar a ver mais alguns resultados; ou se preferires podes aumentar o teu neat, ou seja, o teu número de passos que fazes no teu dia a dia.

Se aumentares entre dois a três mil passos por dia já deverás ver uma diferença.

#03: COME MAIS!

A terceira forma é a que parece mais contranatura, que é comer mais. 

Quando já estás há muitas semanas ou há muitos meses a fazer dieta é possível que o teu corpo, como é muito inteligente, não queira perder mais peso. É como se estivesse a proteger-te de perder seja o que for e, nesta altura, pode ser boa ideia comer mais. 

Apesar de parecer contra natura nós temos um vídeo super interessante, que eu vou deixar o link  por baixo para que possas clicar e ver, a explicar o que são diet breaks.

Diet breaks são momentos na tua dieta onde tu, intencionalmente, vais comer mais para que o teu corpo possa recuperar e queimar calorias normalmente para que, numa fase posterior, quando voltares a reduzir a quantidade de calorias por dia, ele volte a perder gordura ao ritmo que tu gostarias.

CONCLUSÃO

Eu gostava de saber qual destas três estratégias vais implementar já no teu processo para garantir que não ficas presa nesta fase tão chata que é a estagnação. 

E quero também lançar-te um desafio: se não souberes como utilizar uma destas três estratégias envia-nos um email (GERAL@TEAMSIKNUTRITION.COM) ou envia-nos uma mensagem que nós ajudamos em como podes configurar uma destas três estratégias no teu dia a dia, para conseguires sair desta fase tão chata.

Se gostaste deste artigo partilha com uma amiga que se tem esforçado muito e não vê os resultados que gostaria 😉

Descomplica,

Coach João

Translate »