Gostavas de ter um metabolismo mais acelerado mas não sabes como fazê-lo? Hoje vais descobrir 4 técnicas para o conseguir.

Olá, o meu nome é João Gonçalves. Sou coach na Sik Nutrition e hoje vamos falar de quatro coisas que te vão ajudar a acelerar o teu metabolismo e a última vai-te deixar de queixo caído.

Quantas vezes é que já ouviste que é por causa do teu metabolismo que não consegues emagrecer?

Querias perder peso, querias perder gordura mas por causa do teu metabolismo não consegues perder esse mesmo peso. E o que eu quero desmistificar, primeiro que tudo, contigo, é o que é que é o teu metabolismo, se podes acelerá-lo e, se sim, como é que o vais fazer.

Se preferires podes ouvir este artigo no nosso podcast:

Existe uma ideia muito errada sobre o que é que é o metabolismo. As pessoas acham que tu nasces com um metabolismo, é aquele que tens até ao fim da tua vida mas o teu metabolismo não é uma coisa só.

É composto por quatro elementos diferentes e aquilo que estás habituado a ouvir, que é aquilo que nasce com a tua genética e que nasce contigo, é o teu metabolismo basal, que conta aproximadamente 50 por cento das calorias que tu precisas todos os dias.

O segundo elemento do teu metabolismo, que não se ouve falar tanto, chama-se NEAT, que significa non effort activity thermogenesis, ou seja, é a atividade física não planeada e a própria queima de calorias que existe por causa disto.

E isto contempla uma grande fatia daquilo que é verdadeiramente o teu metabolismo, cerca de 20 a 30 por cento das calorias que tu precisas todos os dias.

A terceira fatia, que ainda não falámos, é a atividade física planeada.

Quando vais ao ginásio, quando vais fazer uma corridinha, quando vais ao treino de crossfit, o que for que tu gostes de fazer, essa componente também queima calorias e também afeta o teu dispêndio calórico todos os dias, mais ou menos 10 por cento do teu dispêndio.

A última fatia é o efeito térmico dos alimentos.

Talvez este nunca tenhas ouvido falar mas quando comes algo, seja o que for, existe um gasto energético para o teu corpo conseguir fazer essa digestão e absorver todos aqueles alimentos. E isto também pode contar até 10 por cento do teu gasto calórico todos os dias.

Então, com esta informação toda, é possível realmente teres um metabolismo lento.

Como eu te disse, o teu metabolismo a tua genética, aquilo que nasce contigo, não vai mudar muito ao longo da tua vida mas o NEAT, ou seja, a atividade física não planeada, afeta muitas das calorias que são gastas todos os dias.

É possível o teu metabolismo ser mais lento? É, é possível, se tiveres o NEAT muito baixo, ou seja, se andas pouco, se tens um trabalho muito sedentário, estás muito tempo sentado, não andas no dia-a-dia…

Isso afeta a quantidade de calorias que queimas por dia e, na maioria dos estudos feitos à volta disto, pode haver até duas mil calorias de diferença numa pessoa que não tem o NEAT muito alto para uma pessoa que tem o NEAT muito alto.

Ou seja, alguém com um trabalho muito ativo, que anda muito todos os dias, contra uma pessoa sedentária, que não se mexe, a diferença pode ser até duas mil calorias por dia.

O metabolismo lento não tem a ver com a tua genética, tem a ver com a tua atividade física não planeada.

Vamos então acelerar o teu metabolismo. Qual vai ser o primeiro passo?

Vamos focar naquilo que tu conheces mais: a tua genética.

Um dos fatores que mais contribui para o teu metabolismo basal, para a tua genética, para aquilo que é preciso para o teu corpo sobreviver e ter os seus sistemas vitais a funcionar, é o teu peso corporal.

E agora isto vai parecer um bocadinho contra-natura mas se tu queres ter um metabolismo mais rápido a única maneira possível é pesares mais.

Por isso, se queres pesar menos, ter menos gordura corporal, vais ter sempre um metabolismo mais lento do que se tivesses mais peso.

Então esta não é a maneira mais eficiente, provavelmente, para ti. É por isso que eu te vou apresentar outras três maneiras.

Uma das maneiras mais eficientes para acelerares o teu metabolismo e queimares mais calorias todos os dias é aumentares o teu NEAT.

E qual é a maneira mais simples que nós encontramos para teres mais atividade física não planeada? Tentares monitorizar o número de passos que fazes todos os dias.

Vamos começar com uma regra muito simples: tenta monitorizar, primeiro de tudo, quantos passos fazes. Podes fazer o download de uma aplicação para o teu telefone ou podes adquirir uma bracelete fitness, super baratas, e tenta monitorizar quantos passos estás a fazer neste momento. Se estiveres abaixo dos seis mil passos por dia, o meu primeiro desafio é aproximares-te dos oito mil passos todos os dias.

Depois de conseguires atingir os oito mil, se ainda não estiveres a progredir ao ritmo que gostarias, se ainda achas que tens o metabolismo lento, vais aumentando gradualmente até aos 10/12 mil passos por dia.

Gostavas de receber um Ebook onde recebes todas as indicações de como podes queimar mais 500 Calorias por dia?

Envia-nos um email clicando aqui.

A terceira forma que te pode ajudar a acelerar o teu metabolismo, ou seja, a queimar mais calorias, é aumentar o número de atividade física planeada.

Se neste momento imagina que fazes dois treinos por semana, se passares a fazer três treinos, aumentaste 50 por cento a tua atividade física planeada; quatro treinos, aumentaste em 100 por cento a tua atividade física planeada.

Se queres, então, ter um gasto calórico maior treina mais vezes.

E o último, talvez mais inesperado, é brincar um bocadinho com os alimentos que tu comes, de forma a queimares um pouco mais de calorias na sua digestão. Como eu falei, o efeito termogénico, ou o efeito térmico dos alimentos.

E qual é, dos grupos de alimentos, aquele que queima mais calorias?

A proteína. A proteína tem um “custo”, para fazer a digestão, de cerca de 30 por cento. Ou seja, 30 por cento da proteína que tu comes, do valor calórico dela, é gasto para conseguires fazer a digestão.

Queres ter um metabolismo, vamos dizer entre aspas, “mais rápido”? Come mais proteína.

Destes quatro passos, a minha maior dúvida neste momento, e curiosidade, é saber: qual deles é que tu vais implementar? Comenta por baixo para eu poder ver contigo qual a tua escolha 😉

E não te esqueças, descomplica.

Translate »